Megatecnologia

A Megatecnologia é especializada em desenvolver software por meio da cocriação para o setor de energia elétrica e atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com Instituições de Ensino. A empresa, que está no mercado há 13 anos e compõe o Centrosoftware desde 2012, tem como gestores os sócios-diretores Santos Viana/comercial e Eduardo Martins/ tecnologia.

Os primeiros passos da Megatecnologia foram na Incubadora Tecnológica da UFSM. A empresa, inicialmente chamada de Megasoftware, teve início com estudantes da Ciência da Computação, que se tornaram empreendedores. Hoje, dirigem a empresa que é reconhecida no mercado.

Um case de sucesso para a empresa, de acordo com Santos, é o software que foi desenvolvido para a AES Sul. Este desenvolve a plataforma computacional Planning Smart Management (PSM), inclui as funcionalidades e impactos das redes inteligentes e geração distribuída nos estudos de planejamento; realiza diagnósticos dos sistemas de distribuição no horizonte de médio e longo: restrições técnicas, impacto da regulamentação, potenciais cargas de irrigação, necessidades de melhoria; indica automaticamente a solução de planejamento mais adequada, prospectando vários cenários de diagnóstico e expansão, conforme definições estratégicas da empresa; analisa as potenciais fontes de geração distribuída na área de concessão da AES Sul.

Além da comercialização do software SILAS – Sistema Informatizado para Laboratórios de Análise, para este ano, a Megatecnologia busca licenciar as primeiras unidades do software para planejamento de redes elétricas inteligentes (Smart Grid) e ampliar o número de usuários.

Equipe Megatecnologia

Assessoria de  Comunicação – Andreia Maidana – 0017631/RS.